Ligue-se a nós

Atualidade

Circulação ferroviária interrompida na Linha do Norte devido a atropelamento mortal

É o terceiro atropelamento mortal na Linha do Norte no espaço de 24 horas.

Publicado

Linha comboio

A circulação ferroviária na Linha do Norte está interrompida nos dois sentidos junto à estação de Valadares, em Vila Nova de Gaia, devido a um atropelamento mortal, disse hoje à Lusa fonte da proteção civil.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto disse à Lusa que a circulação ferroviária foi interrompida cerca das 10:00, nos dois sentidos, por precaução, enquanto decorrem os trabalhos de remoção do cadáver e de limpeza do local.

Nos trabalhos estão envolvidos 16 homens e seis viaturas dos Sapadores de Gaia e Voluntários de Valadares, além do INEM e funcionários da REFER.

Segundo o jornal i, trata-se do terceiro atropelamento mortal na Linha do Norte no espaço de 24 horas. Na quinta-feira de manhã, uma pessoa morreu depois de ter sido colhida por um comboio junto à estação de Alverca, horas depois, houve registo de mais um óbito na localidade de Silvade, em Espinho.

Atualidade

Isaltino Morais confirma candidatura de Oeiras a Capital Europeia da Cultura 2027

Publicado

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, confirmou hoje que o município irá candidatar-se a Capital Europeia da Cultura 2027, anunciando que o antigo secretário de Estado Jorge Barreto Xavier será o comissário da candidatura.

“Nunca me passou pela cabeça que Oeiras fosse candidata a Capital Europeia da Cultura, mas a verdade é que temos tudo para uma candidatura muito forte e é muito importante Oeiras ganhar esta candidatura. Eu vou dar todo o gás à equipa, sendo que vamos ganhar sempre, seja qual for o resultado, porque vamos trabalhar muito”, afirmou Isaltino Morais no encerramento de uma conferência preparatória da candidatura, citado numa nota da autarquia.

O antigo secretário de Estado da Cultura Jorge Barreto Xavier, que é atualmente o diretor municipal da Educação, Desenvolvimento Social e Cultura de Oeiras, será o comissário da candidatura.

No encerramento da conferência preparatória da candidatura, que decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas, em Oeiras, Isaltino Morais destacou o trabalho que a autarquia já está a desenvolver na preservação do património cultural, nomeadamente na recuperação da Estação Agronómica Nacional.

Esta obra, referiu, deverá representar um investimento de cerca de oito milhões de euros.

A autarquia está ainda a negociar um acordo com o Governo para a aquisição do Convento da Cartuxa, em Caxias, prevendo, depois disso, investir quatro milhões de euros naquela infraestrutura.

Os concursos para a atribuição da distinção são lançados seis anos antes, pelo que o processo de escolha da Capital Europeia da Cultura 2027 só se iniciará em 2021.

Continue a ler

Populares