Ligue-se a nós

Atualidade

CGD: Constâncio volta ao Parlamento a 18 de junho

Publicado

O jornal Público revelou documentos que mostram que a operação de entrada de Joe Berardo no BCP tinha sido autorizada pelo Banco de Portugal (BdP), mesmo sabendo que as verbas necessárias provinham de um crédito de 350 milhões de euros contraídos junto da Caixa Geral de Depósitos (CGD).

Apesar de dizer que não esteve no conselho de administração que autorizou a operação, o antigo Governador do Banco de Portugal, Vitor Constâncio, recebeu o documento com todos os detalhes da operação, incluindo a informação de que o investidor não tinha capacidade financeira para ser um accionista qualificado da instituição, noticia o Público.

Uma auditoria da EY à CGD, revela que em 2015 a exposição do banco público à Fundação José Berardo era de 268 milhões de euros, depois de uma concessão de crédito de 350 milhões de euros para compra de ações no BCP, dando como garantia as próprias ações, que desvalorizaram e geraram grandes perdas para o banco.

Atualidade

Portugal no bom caminho de atingir metas climáticas para 2030

Publicado

Portugal é o país da União Europeia  mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório hoje publicado pela Comissão Europeia.

No relatório, o executivo comunitário prevê que, com as medidas atuais, Portugal ultrapassará em 23% a meta estipulada pela Comissão Europeia para 2030 (uma redução de 17% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005), atingindo um declínio de 40% das emissões.

Caso sejam introduzidas as medidas adicionais previstas no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), a Comissão prevê que Portugal registe uma redução de 47%.

 

Continue a ler

Populares