Ligue-se a nós

Atualidade

Caravelas-portuguesas invadem Açores, Algarve, Setúbal e Lisboa

Publicado

O projeto GelAvista, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), voltou a chamar a atenção para a existência de caravelas-portuguesas em várias praias.

Os últimos avistamentos foram feitos nas ilhas açorianas do Corvo, das Flores, Terceira e Faial, nas praias da Amoreira e do Amado (Algarve), na praia da Princesa (Setúbal) e na da Mexilhoeira (Lisboa).

A picada da Physalia Physalis (nome científico) é extremamente dolorosa causando inchaço, irritação mas em alguns casos também falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, problemas respiratórios e cardíacos.

Para atenuar os efeitos, aconselha-se a lavar a picada com soro fisiológico, aplicar vinagre ou bandas quentes com água para avaliar a dor.

O IPMA apela ainda a quem avistar estes organismos para enviar um email para plancton@ipma.pt com as informações sobre a data, o local, o número de organismos e uma fotografia.

Atualidade

Portugal no bom caminho de atingir metas climáticas para 2030

Publicado

Portugal é o país da União Europeia  mais perto de atingir as suas metas climáticas de redução de emissões até 2030, relativamente aos níveis de 2005, segundo um relatório hoje publicado pela Comissão Europeia.

No relatório, o executivo comunitário prevê que, com as medidas atuais, Portugal ultrapassará em 23% a meta estipulada pela Comissão Europeia para 2030 (uma redução de 17% das emissões de gases com efeito de estufa relativamente aos níveis de 2005), atingindo um declínio de 40% das emissões.

Caso sejam introduzidas as medidas adicionais previstas no Plano Nacional de Energia e Clima (PNEC), a Comissão prevê que Portugal registe uma redução de 47%.

 

Continue a ler

Populares