Ligue-se a nós

Atualidade

Caravelas-portuguesas invadem Açores, Algarve, Setúbal e Lisboa

Publicado

O projeto GelAvista, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), voltou a chamar a atenção para a existência de caravelas-portuguesas em várias praias.

Os últimos avistamentos foram feitos nas ilhas açorianas do Corvo, das Flores, Terceira e Faial, nas praias da Amoreira e do Amado (Algarve), na praia da Princesa (Setúbal) e na da Mexilhoeira (Lisboa).

A picada da Physalia Physalis (nome científico) é extremamente dolorosa causando inchaço, irritação mas em alguns casos também falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, problemas respiratórios e cardíacos.

Para atenuar os efeitos, aconselha-se a lavar a picada com soro fisiológico, aplicar vinagre ou bandas quentes com água para avaliar a dor.

O IPMA apela ainda a quem avistar estes organismos para enviar um email para plancton@ipma.pt com as informações sobre a data, o local, o número de organismos e uma fotografia.

Atualidade

Odivelas: Incêndio perto da estação de metro

Publicado

Mais de uma centena de operacionais combatem um incêndio que deflagrou esta tarde numa zona de mato, na localidade do Senhor Roubado, em Odivelas.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa revelou À Lusa que o incêndio está a ocorrer perto da estação de metro da localidade, mas não interfere com a circulação na ferrovia.

Também não existem habitações em perigo.

Continue a ler

Populares