Ligue-se a nós

Atualidade

Caravelas-portuguesas invadem Açores, Algarve, Setúbal e Lisboa

Publicado

O projeto GelAvista, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), voltou a chamar a atenção para a existência de caravelas-portuguesas em várias praias.

Os últimos avistamentos foram feitos nas ilhas açorianas do Corvo, das Flores, Terceira e Faial, nas praias da Amoreira e do Amado (Algarve), na praia da Princesa (Setúbal) e na da Mexilhoeira (Lisboa).

A picada da Physalia Physalis (nome científico) é extremamente dolorosa causando inchaço, irritação mas em alguns casos também falta de ar, palpitações, cãibras, náuseas, vómitos, febre, desmaios, problemas respiratórios e cardíacos.

Para atenuar os efeitos, aconselha-se a lavar a picada com soro fisiológico, aplicar vinagre ou bandas quentes com água para avaliar a dor.

O IPMA apela ainda a quem avistar estes organismos para enviar um email para plancton@ipma.pt com as informações sobre a data, o local, o número de organismos e uma fotografia.

Atualidade

Bombeiro ferido no combate a incêndio na A3 em Famalicão

Publicado

Emergência Ambulância

Um bombeiro sofreu esta sexta-feira ferimentos ligeiros quando combatia um incêndio que começou numa pesado de mercadorias na Autoestrada 3 (A3) e se propagou a uma área florestal em Vila Nova de Famalicão.

Segundo fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Braga, o bombeiro foi conduzido ao Hospital de Famalicão.

Um camião que seguia na A3 no sentido Porto-Braga, sem transportar qualquer carga, incendiou pelas 10:00, em Famalicão, e acabou por incendiar também uma área florestal.

O condutor do camião escapou ileso.

Em comunicado, a Brisa refere que, pelas 10:00, a circulação na A3 foi interrompida no “sentido sul/norte, entre as saídas 7/Cruz e 8/Braga Sul”, para “combate a incêndio em veículo pesado”.

A circulação foi reaberta às 11:00.

Continue a ler

Populares