Ligue-se a nós

Música

Câmara de Amares atribui “medalha de ouro” a António Variações

António Variações nasceu em Fiscal, Amares, a 3 de dezembro de 1944 e morreu em Lisboa em 13 de junho de 1984.

Publicado

A Câmara de Amares, no distrito de Braga, atribuiu, a título póstumo, a medalha municipal de mérito, grau ouro, a António Variações, o cantor natural da freguesia de Fiscal.

A proposta, aprovada por unanimidade, refere que António Variações “orgulha e envaidece” o concelho, “projeta” o município e “gratifica” as suas gentes.

A medalha municipal de mérito é, assim, atribuída no ano em que António Variações faria 75 anos.

“De grande tenacidade e vontade determinada, destacou-se em vida pela sua criatividade e pelo seu pensamento livre. Depois da sua morte, transformou-se num símbolo de liberdade, de criatividade e de determinação”, refere ainda a proposta.

No dia 22 de agosto vai estrear o filme “Variações”, sobre a vida e obra do cantor. A realização é de João Maia.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Música

Macedo de Cavaleiros vai homenagear Roberto Leal no seu aniversário

Publicado

A Câmara de Macedo de Cavaleiros está a preparar uma homenagem a título póstumo a Roberto Leal, natural deste concelho transmontano, que ocorrerá em novembro por altura do aniversário do cantor.

Roberto Leal morreu no domingo, no Brasil, país para onde emigrou com a família natural de Vale da Porca, uma aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança.

A Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros decidiu promover uma homenagem por altura do aniversário de nascimento do cantor, que se assinala a 27 de novembro, na qual pretende juntar amigos e familiares de Roberto Leal e que será aberta aos fãs.

O presidente da Câmara garantiu que “será um evento de entrada gratuita”.

O cantor Roberto Leal, que morreu aos 67 anos, dividiu a sua carreira entre Portugal e o Brasil, mas teve ainda passagens na política, no cinema e na televisão.

Roberto Leal – nome artístico de António Joaquim Fernandes – emigrou aos 11 anos para o Brasil, em 1962, com os pais e os nove irmãos.

Em São Paulo, após trabalhar como sapateiro, vendedor de doces e feirante, iniciou seu trabalho com a música e gravou o seu primeiro disco em 1970.

Vendeu mais de 17 milhões de discos, conseguiu 30 Discos de Ouro e cinco de platina e ganhou vários prémios, entre os quais o Troféu Globo de Ouro, da TV Globo, em 1972.

Continue a ler

Populares