Ligue-se a nós

Atualidade

Azinheira de Mértola conquista bronze em concurso europeu

Publicado

Câmara Municipal Mértola

É também chamada de “Azinheira Secular do Monte Barbeiro”. Fica a cerca de sete quilómetros da aldeia de Alcaria Ruiva (concelho de Mértola), na ponta de um montado e dá nas vistas pela sombra majestosa que proporciona a quem se aproxima, ocupando uma área com cerca de 487 metros quadrados.

Com 32.630​ votos, ficou em terceiro lugar no concurso Árvore Europeia do Ano.

O anúncio dos resultados foi feito ao final da tarde desta terça-feira numa cerimónia no Parlamento Europeu, em Bruxelas.

A votação online que decorreu em fevereiro, deu o primeiro lugar a uma amendoeira da Hungria (45.132 votos) e o segundo lugar foi para um carvalho russo (39.538 votos).

Na 9.ª edição deste concurso participaram 15 árvores de diferentes países da Europa.

 

Atualidade

Porto e Gaia querem tabuleiro inferior da Ponte Luís I sem trânsito automóvel

Publicado

Foto: Wikipédia

As câmaras do Porto e de Gaia abandonaram a ideia de colocar passadiços no exterior do tabuleiro inferior da Ponte Luís I, que liga os dois municípios, e defenderam a exclusão do trânsito automóvel.

Numa sessão dedicada às pontes entre Porto e Gaia, no âmbito do Ciclo “Inovação Fora de Portas – Engenharia Civil à Mostra”, no Porto Innovation Hub, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, Pedro Baganha, revelou que o projeto está “parado e abandonado”, acrescentando que “não chegou a ir a Conselho de Cultura”, dado que chumbaria se tal sucedesse.

Quando foi anunciado, em 2015, o projeto previa a construção de dois passeios de dois metros do lado de fora do tabuleiro inferior da Ponte Luís I.

A construção dos passadiços suspensos custaria cerca de 600 mil euros e necessitaria da autorização da Direção Regional da Cultura do Norte. Contudo, as autoridades competentes do património levantaram dúvidas quanto a esta pretensão.

Continue a ler

Populares