Ligue-se a nós

Atualidade

Alunos saem à rua em Lisboa por melhores condições de ensino

Publicado

Foto: Pixabay

Cerca de três centenas de alunos do ensino secundário estão a manifestar-se esta terça-feira nas ruas de Lisboa.

Os estudantes concentraram-se de manhã, na rotunda do Marquês de Pombal, e seguiram em direção à residência oficial do primeiro-ministro, António Costa, a quem pedem melhores condições de ensino e obras nas escolas.

Alunos de várias escolas da cidade de Lisboa participaram na marcha rumo ao parlamento, gritando palavras de ordem para exigir que o Governo avance com “as promessas feitas”.

“Queremos que as obras nas escolas comecem já. O Ministério (da Educação) prometeu, mas não cumpriu, as escolas estão degradadas, estamos fartos de promessas”, disse à agência Lusa, Laura Teodoro, aluna da Escola Secundária de Camões, de onde partiu a ideia para este protesto.

Simão Bento, presidente da Associação de Estudantes do Liceu Camões e um dos alunos que liderou a manifestação, resumiu as principais razões do protesto: menos alunos por turma, fim dos exames nacionais e mais funcionários nas escolas, que garantam melhores serviços no bar, papelaria e cantina.

Os estudantes vão deixar também na residência do primeiro-ministro um apelo por “uma escola pública gratuita e de qualidade”, que foi assinado por alunos de escolas de norte a sul do país, que não conseguiram estar presentes na manifestação.

Atualidade

Aveiro, Coimbra e Leiria sob aviso amarelo devido à chuva forte

Publicado

Os distritos de Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso amarelo na próxima madrugada devido à previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes forte, informou hoje o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Estes distritos vão estar sob aviso amarelo entre as 00:00 e as 06:00 de sábado por causa da chuva.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra por causa do vento forte, prevendo-se rajadas de 90 a 100 quilómetros por hora entre as 03:00 e as 21:00 de sábado.

Ainda sob aviso amarelo estão os distritos da Guarda e Castelo Branco devido à previsão de queda de neve acima da cota de 1600 metros entre as 21:00 de hoje e as 09:00 de sábado.

O aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Continue a ler

Populares