Ligue-se a nós

Atualidade

Agência Europeia do Medicamento continua reunida para avaliar riscos da AstraZeneca

Publicado

Mural Hospital São João Vhills

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) continua hoje reunida para analisar eventuais ligações entre a vacina contra a Covid-19 da farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca e casos de coágulos sanguíneos surgidos em pessoas vacinadas.

O comité de Avaliação dos Riscos em Farmacovigilância da EMA, que conta com representantes da autoridade portuguesa do medicamento, Infarmed, iniciou na terça-feira a avaliação da informação disponível sobre a vacina e o anúncio de uma recomendação é esperado para sexta-feira.

Em Portugal, a ‘task force’ que coordena o plano de vacinação contra a Covid-19 vai manter a vacina da AstraZeneca no processo até surgir uma posição oficial da EMA, da Direção-Geral da Saúde e do Infarmed.

Entretanto, um investigador português defendeu que se for identificada uma ligação entre a vacina da AstraZeneca e os eventos de tromboses, a Agência Europeia do Medicamento poderá realizar “um ajuste das normas da administração da vacina”, o suficiente para garantir a segurança de todos.

Atualidade

Telma Monteiro campeã europeia de Judo

Publicado

A judoca Telma Monteiro conquistou hoje a medalha de ouro na categoria de -57 kg nos Europeus em Lisboa, ao vencer na final a eslovena Kaja Kajzer, por ‘ippon’.

Telma alcançou o sexto título europeu e chegou à 15.ª medalha em igual número de presenças em Europeus, tornando-se a primeira judoca a conquistar ‘metais’ em 15 Europeus.

No combate diante de Kajzer, 15.ª do mundo e com quem Telma Monteiro tinha perdido em 2020, em Telavive, a judoca do Benfica, 10.ª, conseguiu pontuar para ‘ippon’, terminando de imediato o combate, aos 39 segundos do prolongamento (‘golden score’).

Antes da final, a judoca tinha vencido a experiente austríaca Sabrina Filzmoser (waza-ari), duas vezes campeã europeia e 31.ª do mundo, a belga Mina Libeer (ippon), 48.ª, e a kosovar Nora Gjakova, quarta e a grande favorita em Lisboa, como mais bem classificada dos -57 kg na capital portuguesa.

Continue a ler

Populares