Ligue-se a nós

Atualidade

A solução para o coronavírus pode chegar do computador mais potente do mundo

Publicado

Nos Estados Unidos há uma ajuda de peso a tentar resolver esta pandemia.
Para já, não passa de uma hipótese, mas o Summit, o computador mais potente do mundo, identificou 77 compostos químicos que poderão impedir a propagação do coronavírus. Os cálculos vão continuar.

A busca por um tratamento ou vacina capaz de erradicar o SARS-CoV-2 tem uma nova ajuda de peso: o Summit, o supercomputador da IBM, que já identificou 77 compostos químicos que poderão travar a propagação do coronavírus. A notícia é avançada pela CNN.

Segundo explica a equipa, o supercomputador realizou milhares de simulações para analisar diferentes compostos químicos para perceber quais deles têm alguma hipótese de impedir o vírus de infetar as células hospedeiras.
A vantagem do Summit é a sua velocidade de cálculo e a sua alta precisão.
Consegue fazer, por segundo, cerca de mil biliões de cálculos.

Publicidade

COMENTÁRIOS

Atualidade

Em Portugal Continental não vai haver quarentena para turistas

Publicado

O primeiro-ministro assegurou hoje que em Portugal Continental não irão vigorar normas de quarentena para quem venha de fora do país, e disse estar tranquilo e “sem pressas” quanto à reabertura da fronteira terrestre com Espanha.

No final de um Conselho de Ministros de quase oito horas, que se reuniu para fazer o balanço das medidas da segunda fase de desconfinamento e tomar decisões relativamente à terceira fase, no âmbito da pandemia de covid-19, António Costa foi questionado se Portugal estava a negociar com algum país para que turistas possam entrar no país sem quarentena.

“Em Portugal Continental não vigorou, não vigora e nem pretendemos que venham a vigor normas de quarentena, têm sido única e exclusivamente adotadas pelas Regiões Autónomas, nunca o Governo da República as adotou e nunca as irá adotar”, afirmou.

Questionado se concorda com o anúncio feito pelo seu homólogo espanhol, Pedro Sánchez, de que a fronteira terrestre não reabra antes de 15 de julho, o primeiro-ministro remeteu o tema para negociações bilaterais.

“Estamos totalmente tranquilos e sem pressas na reabertura da nossa fronteira, respeitamos integralmente a sua vontade de não proceder à reabertura antecipada de fronteiras”, afirmou.

António Costa salientou que esta fronteira terrestre se mantém aberta para transporte de mercadorias, trabalhadores transfronteiriços e para os emigrantes que pretendam atravessar a Espanha para vir a Portugal, recordando que França já assegurou que os portugueses não terão de cumprir quarentena no regresso de férias.

Lusa

Continue a ler

Populares