Ligue-se a nós

Atualidade

A queda do pináculo de Notre-Dame

Publicado

Um violento incêndio consumiu esta segunda-feira a catedral de Notre-Dame em Paris, França. O pináculo emblemático do monumento caiu em consequência do incêndio.

O teto “colapsou totalmente”, poucos minutos após o pináculo. O incêndio atingiu a torre mais alta da catedral que é um dos monumentos históricos mais visitados da Europa.

De acordo com os bombeiros da capital francesa, a causa do incêndio poderá estar nos trabalhos de reabilitação do edifício.

No Twitter Laurent Nunez, secretário de Estado do Interior francês, indicou que a “estrutura da catedral está salva na sua integridade”. A estrutura do monumento é de pedra, sendo que o resto acabou por colapsar.

A catedral, que remonta ao século XII e é famosa pelo romance clássico de Victor Hugo, O Corcunda de Notre-Dame, atrai milhões de turistas todos os anos. O monumento estava a ser sujeito a obras, com algumas seções com andaimes. As estátuas de bronze foram removidas na semana passada para obras.

Atualidade

Já se pode tomar banhos nas praias do Algarve

Publicado

Praia

Já foi levantada a interdição a banhos nas praias entre a Ilha do Farol (Faro) e Vilamoura (Loulé) afetadas pela “maré vermelha”, de acordo com o JN.

Segundo o jornal, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) já deu ordem à Polícia Marítima Nacional para que proceda “ao levantamento do desaconselhamento de banho nas praias compreendidas entre a Ilha Deserta e a praia das Açoteias”.

Para já, mantém-se a interdição preventiva da apanha de bivalves nas zonas afetadas. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera ainda não levantou a proibição decretada esta terça-feira por temer que houvesse contaminação.

Continue a ler

Populares