Voltar
Perguntas frequentes sobre “Primeiras Rugas”


O que são as primeiras rugas? Onde é que aparecem?  
As primeiras rugas são o resultado das diferentes expressões do rosto: nada mais do que a musculatura que se movimenta quando sorrimos, choramos, falamos. Com o passar do tempo, a elasticidade da pele diminui e, ao voltar à posição de repouso, guarda vestígios desses movimentos. As primeiras rugas surgem onde os movimentos são mais frequentes, zonas de expressões faciais: na lateral dos olhos e nos cantos do nariz até a boca.

Por volta de que idade as primeiras rugas aparecem?
Varia de pessoa para pessoa, mas é possível que os primeiros sinais apareçam a partir dos 25 anos. Esta variação se deve tanto a fatores genéticos como a hábitos de vida: fumo, exposição frequente ao sol, stress etc.

Se tiver a primeira ruga aos 25 anos, aos 40 a pele vai estar muito enrugada?
Não se tomar as providências necessárias, como: deixar de fumar, passar a usar protetor solar, dormir melhor. Aos 25 anos as primeiras rugas aparecem por conta de fatores ambientais (exposição ao sol, perda de colágeno devido ao fumo), e também de genéticos (a pele clara torna alguém mais vulnerável ao sol, por exemplo).

Se tiver a pele seca, vai ter rugas mais rápido que as outras mulheres?
A pele seca, geralmente também clara, pode ser mais vulnerável e predisposta às rugas finas, após os 40 anos. A pele oleosa, apesar de menos propensa às rugas finas, pode apresentar rugas que vão dos cantos do nariz até à boca e na testa. Portanto, todos os tipos de pele merecem cuidados de prevenção, pois todas têm as suas "fraquezas".

Qual a influência do que o que come, bebe ou fuma sobre a aparição das primeiras rugas?
O fumo é devastador: traduz-se em rugas, ressecamento, flacidez, aspecto pálido e abatido, olheiras fundas, marcas de expressão. O álcool em excesso compromete o teor geral de proteínas e a elasticidade da pele diminui. A alimentação deve ser rica em proteínas, verduras e frutas frescas e pobre em açúcar para impedir o aparecimento de radicais livres, que quebram as fibras de colagénio e favorecem o envelhecimento precoce.

Como fazer a diferença entre a ruga de expressão e a ruga de velhice?
As rugas de expressão, aparecem a partir dos movimentos musculares do rosto, que se agravam com a idade. As rugas de velhice são estáticas e vistas mesmo com o rosto em repouso. São decorrentes da degradação do colagénio, de causa ambiental e etária, que se acentua na medida em que o tempo passa.

Medidas simples e constantes podem fazer muito, mantendo intocáveis por anos a beleza, a juventude e a frescura de um rosto. Não fumar e proteger a pele do sol são estratégias que conseguem mais do que se possa supor. Com essas duas medidas singelas, preserva-se o colagénio na camada mais profunda da pele, mantendo a firmeza que se revela tanto ao olhar como ao toque, evitam-se as manchas, além de prolongar ao máximo o aspecto macio e refinado.
Combater o stress dormindo, fazer exercício físico, manter o peso ideal, alimentando-se saudavelmente, tem valor indiscutível. Mas no que se refere ao cuidado local da pele, existem hoje os cremes chamados de “Anti-Idade”ou “Anti-Aging” que prometem retardar o tempo.
A boa notícia é que eles existem mesmo e não são complicados!
Incluem desde os produtos de limpeza e filtros, até aos mais nutritivos, ácidos e restauradores, fazendo parte de uma certa rotina diária.

O que devemos fazer?
Deve-se antes de mais nada, limpar a pele, pela manhã e à noite, de forma a desobstruir os poros, limpando-os tanto das secreções naturais, como da poluição ambiental. Assim a pele respira e absorve convenientemente os produtos que se venha a utilizar depois. Sabonetes ou cremes de limpeza, seguidos de tónicos ou adstringentes, capazes de eliminar resíduos, são muito importantes na obtenção da textura lisa e acetinada.

Em seguida, usar um hidratante leve com filtro solar. Esta proteção pode variar de modo a não ser pesada e adaptar-se bem à maquilhagem sobreposta.

À noite, repete-se o processo de limpeza para que a face possa estar livre de impurezas, durante as horas de sono. É o momento de recuperar-se do desgaste dos fatores externos.
 
Quando é indicado começar usar cremes anti-idade?
O primeiro e mais importante “anti-idade” é o filtro solar desde a infância, o que já consiste em boa prevenção pois a radiação é cumulativa! Na adolescência, começar a prestar-se atenção à pele, quando os primeiros problemas aparecem, como espinhas e pontos negros. Tratando-se desde cedo evitam-se os poros permanentemente dilatados na idade adulta.
Aos 25 anos, sinais de desgaste e cansaço podem já estar a mostrar que é uma boa idade para se preocupar mais seriamente. Os primeiros sinais da passagem do tempo dão o alerta! São manchas, rugas finas em torno dos olhos, as olheiras, as marcas próximas aos lábios que tem que ser combatidas com cosméticos apropriados para que apaguem ou suavizem estas marcas.

Quanto mais caro melhor o creme?
Não, absolutamente!  O preço de um creme pode estar relacionado não à sua eficiência, mas ao investimento financeiro feito no produto.

Produtos disponíveis na Pluricosmética Anti-idade para as primeiras rugas:

A partir dos 25 anos:
•    Contorno de olhos
Está indicado para a prevenção de rugas, bolsas nos olhos e fortalece as pestanas. É suave e de fácil absorção. Tem uma ação antirrugas, atenuando progressivamente os “pés de galinha”, e uma ação descongestionante, diminuindo os papos.
•    Sérum Reafirmante Facial
Enriquecido com extrato de caviar, é um tratamento intensivo para as áreas da pele que apresentam problemas de firmeza, tonificação e regeneração. A sua fácil absorção contribui para uma hidratação com eficácia excelente.

•    Hidratante Solar
Hidrata a pele com suavidade, proporcionando uma alta protecção contra a radiação solar. Esta recupera o seu nível normal de hidratação.

•    Baba de Caracol e Aloe Vera – creme regenerador
O creme com Baba de Caracol e Aloe Vera ANADIA pela sua textura suave, ligeira e de fácil absorção, é indicado para todo o tipo de peles. Hidrata, refresca e tonifica a pele de forma instantânea, proporcionando elasticidade.

A partir dos 30 anos:
•    Eternia - Creme Hidratante Reparador com Óleo de Árgan
A sua textura fina, suave e delicada deixa na pele uma sensação aveludada. Contém óleo de Argan, com propriedades anti-envelhecimento, regeneradores e antioxidantes, tornando-o um verdadeiro elixir da juventude.
•    Divina - Creme Rejuvenescedor Antioxidante
Creme de textura fina e sedosa que atua sobre todos os fatores vitais da pele como limpeza, desintoxicação, reafirmação e hidratação. O resultado é uma pele maravilhosamente hidratada e nutrida, com uma tez luminosa, lisa e tonificada. Contém óleo de semente de uva e extrato do fruto, ricos em ácidos gordos insaturados e vitaminas lipossolúveis de grande poder antioxidante que, junto ao efeito re-energizante dos polifenóis, proporcionam vitalidade, energia, protegem as fibras de elastina e colagénio e impedem a destruição dos ácidos hialurônico e glucônico, elementos fundamentais dos tecidos de apoio da pele.


 

Conteúdo Patrocinado:

Pluricosmética - Loja de Cosmética
https://www.pluricosmetica.com/
geral@pluricosmetica.com