Voltar
Há uma forma correta de lavar toalhas (e não é aquela que tem usado)


'Se estou lavado quando uso a toalha, porque a devo lavar?', é a piada mais comum acerca da limpeza das toalhas. É também comum (felizmente) a noção de que esta peça precisa de ser limpa regularmente, principalmente por ser um espaço onde se acumula grande quantidade de pele morta, liberta após o duche.

Não só por isso, mas pelo acumular de fibras que advém do uso constante de água alcalina nas toalhas, importa um cuidado específico na hora de as limpar. É este acumular de fibras que faz com que a toalha deixe de ser suave e se torne áspera, a solução não está, contudo, numa dose extra de amaciador da roupa, mas em aspetos igualmente simples de se por em prática.

Prefira água fria em vez de altas temperaturas. Tal vai evitar que as costuras se ‘contraíam’, além de garantir que a peça mantém uma cor viva e fique sem manchas. Além da água fria, use pouco detergente e não encha demasiado a máquina. Preferencialmente, não misture as toalhas com outras peças de roupa.

Pelas costuras sensíveis (que carecem de uma lavagem a frio), sacuda cada toalha antes de a estender, para voltar à forma original. Não as estenda diretamente ao sol e garanta que o local é arejado. Além disso, nunca recolha a toalha antes de estar totalmente seca, mas também não a deixe demasiado tempo ao sol, já que tal faz com a toalha perca a suavidade.

No caso de toalhas por estrear, é comum os fabricantes aconselharem a que não se utilize amaciador nas primeiras três lavagens. Para garantir limpeza total, deixe-as de molho em água com um pouco de vinagre e de seguida lave normalmente só com sabão – deste modo, garante que a peça fica limpa, suave e desinfetada.

NoticiasAoMinuto