Voltar
Dress Code Masculino

Foto: Suits

Porque até agora falámos mais de moda feminina, hoje as nossa dicas vão para o sexo masculino. A moda masculina formal tem muitas regras, e a maior parte dos homens escolhe o vestuário por instinto e gosto, cometendo no dia-a-dia alguns erros, que saltam à vista de quem entende do assunto.

Vestir um fato não é assim tão simples, pois a formalidade associada ao mesmo exige que se cumpram determinadas combinações. Vamos enumerar os 10 pontos fundamentais para se vestir de forma perfeita. 

10 REGRAS PARA USAR O FATO COMPLETO

1.    O fato formal inclui gravata, camisa sem botões no colarinho, blazer e calça. Pode incluir colete.

2.    O cinto é sempre da cor dos sapatos.

3.    A gravata termina na fivela do cinto. Nem mais acima, nem mais abaixo.

4.    A medida certa da barra da calça: 1 centímetro acima do salto do sapato. Quando for comprar um fato, leve os sapatos que costuma usar para a medida ficar perfeita.

5.    A altura certa da manga do casaco é na zona do osso do pulso. A manga da camisa fica 2cm mais comprida que a manga do casaco, devendo ver-se.

6.    O blazer usa-se abotoado quando está de pé, e aberto quando está sentado.  Com 3 botões aperte sempre o do meio. Pode também abotoar o primeiro, mas nunca o terceiro. Com dois botões, abotoe só o primeiro. Quando usar um fato completo, ou seja, que tenha colete, o último botão do colete, nunca deve ser abotoado.

7.    Quanto às gravatas: primeiro avalie seu tipo físico. Pessoas magras ficam melhor com gravatas normais a finas, enquanto os mais fofinhos precisam de escolher gravatas médias a mais largas. Mas não se esqueça: A largura da gravata deve coincidir com a largura da lapela. É tudo uma questão de equilíbrio.

8.    Em relação às cores das gravatas: A gravata deve ser sempre mais escura do que a camisa.
8.1.    Começando pelo clássico, escolha cores frias como cinza, azul, lilás e verde em fatos cinzas. Use cores quentes como castanho, vermelho e amarelo com fatos castanhos.
8.2.    Fatos pretos aceitam TODAS as cores de gravatas. Os fatos pretos são reservados para a noite. Durante o dia prefira azul escuro ou antracite.

9.    Combine sapato com cinto, lembrando que o castanho é um tom forte, então pede gravatas mais em sintonia, como bege, vermelho, castanho e variações.

10.    Em relação às meias:
10.1.    O ideal é combinar as meias com a cor dos sapatos. Certifique-se que as meias são longas o suficiente e que a perna não fica exposta quando está sentado.
10.2.    Se usar um fato azul-escuro com sapatos pretos, use as meias na cor de fato.
10.3    Se usar um fato mais claro, as meias devem ser um pouco mais escuras do que o fato, mas num tom mais claro do que os sapatos.  


 

Conteúdo Patrocinado:

 Sandrina Francisco

Sandrina Francisco - Consultora de Imagem e Empresária
www.sandrinafrancisco.com e www.fashionstudiopt.com
Email: fashionstudioagency@gmail.com