Voltar
CUIDADOS A TER DURANTE A VAGA DE CALOR


Este ano o verão chegou mais tarde do que o habitual, mas traz avisos laranja por causa do calor. Com os termómetros a aproximarem-se dos 40º graus a partir desta quarta-feira, os cuidados devem ser redobrados, principalmente em grupos de risco como crianças, idosos e doentes crónicos.

Entre as principais recomendações aconselha-se:


1. Hidrate-se

A água é essencial para que o seu corpo se mantenha fresco e hidratado durante o calor. Deve ser consumida mesmo que não sinta sede.

2. Consuma alimentos refrescantes

Prefira saladas, comida crua e fresca, vegetais e frutas. Por exemplo, o pepino é composto por quase 100% de água. Evite a carne e alimentos ricos em proteínas durante as horas mais quentes do dia.

3. Faça comida sem usar o forno ou fogão

Encontre alimentos que não precisam de ser cozinhados ou que não usem o calor para ficarem prontos. Se precisar de cozinhar, mantenha o ar fresco e a temperatura baixa usando o micro-ondas em vez do forno ou do fogão. Pode, por exemplo, descongelar vegetais e sopa no micro-ondas em vez de usar o fogão.

4. Afaste-se dos horários de maior calor

Evite atividades ao meio-dia sempre que possível. É melhor limitar sua exposição solar durante o período das 10h00 às 16h00. Ao sair, durante esses horários, limite a sua exposição o quanto for possível. Marque as atividades para o início da manhã ou o final da tarde.

5. Use protetor solar

Ainda que o protetor solar não tenha um efeito refrescante, a proteção é vital durante o clima mais quente, pois além das queimadura solares serem dolorosas e danosas podem também causar febre e vários sintomas de desidratação. Se não forem tratadas, podem causar exaustão pelo calor ou insolação.

 

6. Fique à sombra

Proteja-se na sombra o máximo possível. Descansar debaixo das árvores é ainda melhor, elas libertam água para o ar e esta absorve parte do calor.

 

7. Pulverize água para o corpo

Caso não lhe seja possível dar um mergulho no mar ou na piscina use um borrifador para se refrescar. Pode também tentar tomar banhos com água mais fria para combater o calor.

 

8. Use roupas leves

As peças de roupa mais leves e soltas ajudam a que se mantenha mais fresco. As cores claras são também as mais aconselhadas, uma vez que refletem o calor e a luz solar. As roupas de algodão e linho são uma boa opção. Mantenha também a cabeça coberta, use um chapéu de abas largas que tape o couro cabeludo e as pontas da orelhas, desta forma mantem-se mais fresco.

 

9. Use calçado que permita que os pés respirem

É essencial para que os seus pés consigam respirar para que com o calor estes não fiquem com mazelas. Caso não consiga deixar de usar meias, opte por algodão mas que os seus pés se mantenham mais frescos.

 

10. Feche as cortinas e persianas em casa

Os raios do sol convertem-se em calor. Sempre que possível, evite que entrem na sua casa para que a temperatura se mantenha mais baixa. Fechar as cortinas, baixar as persianas ou até bloquear as janelas pode diminuir bastante o calor na casa.