Voltar
Alergias? Mude a hora do banho (e tenha atenção a estes hábitos)


E assim que a temperatura sobe eis que os espirros se seguem uns aos outros, a comichão nos olhos parece não desaparecer e a tosse passa a ser a única forma de conseguirmos comunicar.

Olá alergias… e adeus! Sabia que alguns dos hábitos mais rotineiros podem ser um trampolim para as alergias ou até mesmo para o agravamento das mesmas? Quem o diz é Pedro Carreiro Martins, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).

Manter a boa higiene é meio caminho andado para cuidar da saúde, contudo, a hora a que toma banho tem um papel mais determinante do que pode imaginar.

Se opta por fazê-lo apenas de manhã, fique a saber que levará para a cama todos os alérgenos que irão causar e até mesmo agravar a alergia.

Como resolver esta situação? É simples! Uma vez que “os restos de pólen e outros alérgenos se depositaram no corpo e couro cabeludo durante”, nada como “um banho rápido, com água morna e produtos de higiene adequados ao seu tipo de pele” assim que chega a casa, explica o especialista.

E porque é que importa tanto libertar-se dos agentes alergénicos quando chega a casa? Porque caso contrário irá fazer da sua cama um depósito de alergias. Sim, a sua cama é um dos habitats prediletos de tudo o que a faz espirrar durante o dia!

“Não fazer a cama imediatamente após levantar e lavar a roupa da cama a temperaturas elevadas ajudam a reduzir o número de ácaros do pó. As coberturas anti-ácaros também poderão dar uma boa ajuda”.

“Os descongestionantes nasais, muito eficazes no alívio da sensação de nariz entupido, só podem ser utilizados por um período de dias limitado (máximo de 5 dias consecutivos), devido ao risco de surgir habituação”, esclarece.

Além disso, usá-los de forma continuada pode causar o efeito oposto ao pretendido: nariz ainda mais entupido. Usar com a devida precaução e “se continuar com o nariz entupido, deverá consultar o seu médico”, aconselha o médico.

Record FM com Women's Health